Acadêmicos
Os Acadêmicos

Adailton dos Santos Andrade

Adailton dos Santos Andrade - Foto 1

Apresentamos a trajetória de Adailton dos Santos Andrade, que nasceu no dia 03 de abril de 1965, em Aracaju, Sergipe. Adailton é filho de Cicero Paes de Andrade e Maria Lúcia dos Santos e tem dois irmãos, Ademildes dos Santos Andrade e Nivaldo Andrade.
Adailton é casado com Cristiane Gomes Carvalho Andrade, tem dois filhos, Guilherme Gomes carvalho Andrade e Gabriela Gomes carvalho Andrade.
Nosso acadêmico iniciou seus estudos em São Cristóvão, Sergipe, onde cursou o ensino primário, fundamental e médio. O ensino superior e algumas pós graduações cursou em Aracaju, Sergipe e fez Mestrado em João Pessoa, Paraíba.
A formação de Adailton é em História e tem Pós-Graduação em Museologia, Arquivologia, História regional, e também em História de Sergipe. Adailton é Mestre em História da Educação.
Nosso acadêmico fez cursos de Formação em Música, restauração e conservação de documentos raros como forma de complementação a sua formação.
A vida profissional de Adailton iniciou como professor da rede pública e privada. Trabalhou também como arquivista, restaurador de documentos e professor universitário. Atualmente é diretor Geral do Arquivo Público Municipal de São Cristóvão, Sergipe.
Adailton recebeu várias homenagens durante a sua carreira, e podemos citar entre elas:
- Comendas por 2 anos consecutivos pela Câmara Brasileira de Cultura.
- Doutor Honoris Causa pelo consócio CONCLAB/CONINTER.
- Comenda do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe pelos serviços prestados a socialização da pesquisa Histórica.
- Título de cidadão de alguns municípios de Sergipe.
Entre suas diversas atividades beneficentes podemos citar o ensino da música, musicalização infantil, banda de pífaro, restruturação a grupos folclóricos, projeto de leitura, criação de bibliotecas e doação de livros a comunidades carentes.
Adailton faz parte do seleto grupo da ACLASP, foi um dos fundadores da Confraria Sancristovense de História e Memória, faz parte do grupo MAC, da Academia Sergipana de Letras, e é membro de algumas Academias e confrarias espalhadas em alguns estados.
Como projetos para o futuro, Adailton quer fortalecer o movimento cultural entre as academias, promover a leitura e resistir quanto ao livro impresso, socializar o conhecimento através de novas pesquisas históricas em seu estado e região nordeste.

Entre em Contato